Finlândia

Irei falar um pouco sobre a Finlândia, um país pequeno, mas cheios de encantos. Finlândia fica no Norte da Europa.

A Finlândia é um país desenvolvido, muito bem colocado nas mais diversas comparações socioeconômicas internacionais, cuja população usufrui de um altíssimo nível de desenvolvimento humano, refletido pelo país possuir alguns dos melhores índices de qualidade de vida, educação pública, transparência política, segurança pública, expectativa de via, bem estar social, liberdade econômica, prosperidade, acesso à saúde pública, democracia e liberdade de imprensa do mundo. As cidades do país também estão entre as “mais habitáveis” do mundo, figurando entre as mais seguras, limpas e organizadas do mundo. Em 2009, o país foi classificado na 1ª posição do índice de prosperidade Legatum, que é baseado no desempenho econômico e na qualidade de vida.  

A Finlândia aderiu à ONU em 1955, à OCDE em 1969, à União Europeia em 1995 e desde o início, faz parte da Zona do Euro. O país foi classificado como o segundo mais “estável” do mundo, depois da Dinamarca, em uma pesquisa baseada em indicadores sociais, econômicos, políticos e militares.

A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, 187 888 lagos e 179 584 ilhas, mais concretamente. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia.

Temperatura

Aqui na Finlândia as quatros estações são bem definidas.

O outono e a primavera são curtos e o tempo, o inverno é extremamente rigoroso, podendo atingir temperaturas glaciais, com baixas de até -15 °C em janeiro e fevereiro ao sul, e -30 °C ao norte; nessa estação, as temperaturas raramente passam de +10 °C. Com a chegada do verão  verão e as ações do Sol da meia-noite na Escandinávia a temperatura média fica entre +15 °C e +20 °C, mas dependendo das atividades solares podem alcançar os +30 °C em algumas épocas.

Um comentário em “Finlândia

Deixe um comentário